sexta-feira, 4 de novembro de 2011

5 maiores marcas mais seguidas nas mídias sociais

  

E todas elas usam e abusam do  Facebook, Twitter e YouTube.

A agência Espalhe lançou recentemente o Index Social, um índice que mensura a evolução de audiência e engajamento das marcas no Facebook, Twitter e YouTube no Brasil. Seguindo a lógica dos índices das bolsas de valores, que elencam as ações mais negociadas, a ferramenta monitora cerca de 320 marcas e, para calcular o índice, leva em conta as que detêm 80% da audiência nas três plataformas a cada dia.

 CLARO  Figura no topo do ranking de audiência com perfis bastante cheios nas três redes sociais, é hoje a marca de maior audiência no país, de acordo com o Index Social. O principal destaque é a conta da operadora no Twitter.


Em 2010, a empresa fechou um contrato com o ex-jogador Ronaldo pelo qual ele passaria a administrar o perfil como se fosse seu. E deu certo. Na época, cerca de um ano e meio atrás, a Claro tinha 33 mil seguidores. Hoje, sob o usuário "ClaroRonaldo" são quase 2,5 milhões de seguidores, que recebem diariamente promoções de produtos e serviços da operadora, mas também brincadeiras, fotos e comentários do Fenômeno sobre coisas do seu dia a dia. O alcance da estratégia, se compa rado aos resultados obtidos com campanhas na TV, é menor, mas gera audiência rápida. A figura do ex-jogador deu à empresa grande proximidade com seus consumidores, já que muita gente acaba seguindo a empresa quando, na verdade, quer saber de Ronaldo.

Uma das primeiras marcas a ultrapassar a faixa de 1 milhão de fãs no Facebook, o Guaraná Antarctica tem como estratégia integrada entre as redes sociais a busca por gerar assunto constantemente.
   "Temos uma equipe que vê tudo que vai acontecer no mês e de que forma a gente pode fazer a marca participar desses assuntos", explica Wagner Martins, sócio e diretor da área de planejamento da Espalhe, agência responsável pela administração das redes sociais do refrigerante.
A última ação de peso da marca foi a apresentação dos jogadores Neymar e Lucas como garotos-propaganda, feita no Bate Bola Guaraná Antarctica, talk show estrategicamente transmitido ao vivo pelo Facebook.

 
L’Oréal Paris Brasil passou da marca de 1 milhão de fãs no Facebook graças a uma amigável estratégia de diálogos com consumidores, promoções e divulgação de conteúdos de interesse de seu público - feminino, em maioria. A marca, que tem Grazi Massafera e Paola Oliveira entre suas embaixadoras no Brasil, dá atenção especial à sua Fanpage.

      Smirnoff Brasil  conta com ações concentradas principalmente no Facebook, onde a marca já passou de um milhão de fãs, e ela bomba sua página na rede social mantendo um diálogo próximo com seu público, e estimula a troca de experiências com seus consumidores, que acontece também, claro via redes sociais.

Peixe Urbano, o seu segredo é interatividade. Com quase um milhão de fãs no Facebook, o site de compras coletivas monitora constantemente os diálogos e comentários nas redes sociais e tenta movimentar o máximo que consegue também com os perfis no Twitter e no YouTube.Ofertas-relâmpago, promoções de 1 centavo e integração entre as redes garantem barulho permanente.